
O escolhido de Jorge Nuno Pinto da Costa deverá mesmo ser André Villas-Boas. O jovem técnico, o mais novo de sempre a assumir o comando técnico do FC Porto se se confirmar a ligação, tem um caminho de 16 anos no mundo do futebol, privando de perto com treinadores de grande classe mundial, com Bobby Robson e José Mourinho a serem claramente referências incontornáveis.
A curiosa História do surgimento de André Villas-Boas no mundo do FC Porto tem contornos de ambição e de confiança. O jovem André, com 16 anos, cruzava-se algumas vezes com Bobby Robson no prédio em que ambos moravam, e uma vez o ex-técnico azul e branco foi questionado sobre as suas opções técnicas, nomeadamente porque jogava Yuran e não Domingos Paciência. Bobby Robson, com a elegância que lhe era reconhecida, retorquiu «Para saberes o porquê tens de ver os treinos».
Começou assim o percurso de André Villas-Boas pelas Antas... Depois seguiram-se observações auto-didactas aos adversários do FC Porto que André colocava na caixa do correio de Bobby Robson, seguiu-se o curso de treinador, seguiu-se a colaboração com as camadas jovens dos «dragões», seguiu-se análises cada vez mais revolucionárias aos adversários. José Mourinho abraçou-o depois para as suas equipas técnicas. No Porto, em Londres no Chelsea, em Milão no Inter.
16 anos volvidos André Villas-Boas assumiu a carreira de Treinador Principal na Académica e nem um ano volvido pode chegar a um grande do Futebol Nacional, numa aposta que alguns dizem de risco, que outros dizem de coragem, com muitos a reconhecerem-lhe grande competência.
As «próximas horas», como é muitas vezes referido nestes casos, talvez a próxima Segunda Feira, poderá ser o dia da confirmação do sucessor de Jesualdo Ferreira.
Com Villas-Boas devem chegar à equipa técnica José Guilherme, que hoje auxilia Carlos Queiroz na Selecção Nacional, Vítor Pereira, ex-técnico do Santa Clara e que trabalhou nos escalões jovens do FC Porto, e Capucho ou Pedro Emanuel, ex-jogadores e actualmente também nas estruturas técnicas das camadas de formação do clube.
Sem comentários:
Enviar um comentário