sexta-feira, 4 de junho de 2010

Benitez abandona Liverpool


«Guardarei para sempre no meu coração os bons momentos que tive aqui, o apoio constante e leal dos adeptos nos momentos mais difíceis e o amor de Liverpool». Estas foram as palavras de Rafa Benitez na despedida do Liverpool, 6 anos depois de ter assumido o comando técnico da equipa inglesa. Na próxima época Milão será a cidade do espanhol, e o Inter, campeão europeu, o seu clube.

O clube da cidade dos Beatles emitiu um comunicado no seu site oficializando a situação.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Espanha vence pela margem mínima


Espanha e Rep. Coreia jogaram mais um jogo de preparação para o Mundial e os campeões europeus levaram a melhor com Jesus Navas a apontar o único golo da partida. O tento da equipa comandada por Del Bosque surgiu já na recta final da partida, com o jogador do Sevilha a apontar um grande golo e a dar a vitória.

Após ter vencido (3-2) com bastante dificuldade no último jogo frente a Arábia Saudita, a Espanha volta assim a sair do jogo com o sorriso da vitória, não obstante a diferença continuar a ser tangencial.

OFICIAL: Villas Boas treinador do FC Porto


Agora é oficial. O FC Porto contratou André Villas Boas para treinador principal do clube para as próximas 2 temporadas. Confirma-se assim a notícia há muito avançada e Villas Boas passa a ser o técnico mais jovem de sempre a assumir o comando técnico do FC Porto. A SAD azul e branca comunicou o facto à CMVM, faltando agora a apresentação do jovem técnico aos associados.

Segundo o site oficial do clube, «O treinador e restante equipa técnica serão apresentados na sexta-feira, às 13h00, na Sala VIP do Estádio do Dragão.»

Comunicado Oficial:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o André Vilas Boas, para a celebração de um contrato de trabalho, como treinador da sua equipa principal de futebol, para época desportiva 2010/2011 e 2011/2012.»


Na despedida de treinador da Académica, André Villas-Boas deixou uma mensagem no site oficial do clube de Coimbra:

«Num momento de despedida relembram-se as melhores vivências passadas. As minhas estão bem frescas na memória... A chegada repentina, a aceitação imediata e sempre de uma forma positiva por parte de jogadores e funcionários, as alegrias da Taça da Liga, a explosão da manutenção e a confirmação de uma equipa e de um grupo muito forte, entre os melhores da Liga Sagres.

De uma forma ou de outra pautámos-nos pela diferença. Todos, no dia-a-dia, no jogo, de uma forma individual e colectiva... Todos recolhemos frutos e o nosso orgulho fica connosco para sempre.

A todos agradeço estes momentos, a todos devo este passo novo que vou dar na minha carreira. Parto mas fica um pouco de mim aqui com vocês todos: Presidente, dirigentes, funcionários, jogadores e Sócios. Continuem a vencer, agora e sempre!

Sempre vosso,

André Villas Boas»

Brasil vence Zimbabué em ritmo de treino


O Brasil, adversário de Portugal no grupo G do Campeonato do Mundo, venceu o jogo amigável contra o Zimbabué por 3-0, com uma actuação que não chegou a ser convincente, mas foi suficiente para ganhar. A selecção local chegou a assustar mas sofreu dois golos nos últimos minutos do primeiro tempo e acabou por ser dominada pelo Brasil durante o resto do jogo. Michel Bastos, Robinho e Elano marcaram os golos da partida.

Antes do jogo, Robinho pedia respeito e dizia que «no futebol actual, o Brasil pode ganhar ou perder». Apesar disso esquecia o nome do adversário e admitia que nada sabiam sobre a selecção do Zimbabué. Em campo, foi notório que a selecção de Dunga não estava preparada: o Zimbabué surpreendeu, começou melhor, pressionou o Brasil e foi responsável pelas melhores oportunidades do primeiro tempo. Até ao momento em que, cobrando um livre de forma perfeita, Michel Bastos colocou a selecção brasileira na frente. Dois minutos depois, Robinho ampliou a vantagem e o que era até ao momento uma partida equilibrada, acabou por ganhar contornos de goleada.

Na segunda parte o Brasil dominou o jogo por completo e não precisou se esforçar para fazer o terceiro: Elano deixou a sua marca ao finalizar uma boa tabela de Daniel Alves com Júlio Batista na direita. No final, o primeiro amigável brasileiro de preparação para o Campeonato do Mundo terminou com uma vitória tranquila por 3-0.

Schuster adivinha época dura para Mourinho


«O primeiro dia todos aguentávamos, mas veremos dentro de dois ou três meses». Schuster sobre Mourinho, referindo-se à conferência de imprensa de apresentação do novo treinador do Real Madrid. O ex-técnico merengue antevê dificuldades para Mourinho e tece algumas críticas ao português.

O profundo conhecedor da Liga espanhola e especialmente do clube merengue, que treinou nas épocas 2007/08 e 2008/09, declarou que «nos primeiros dias é tudo muito bonito porque qualquer pergunta é feita com um sorriso mas quando começar verdadeiramente, tudo muda». O técnico referiu-se ainda à afirmação de Mourinho, que disse que «o bonito é ganhar no Real»: «No Madrid isso não é tudo. Os adeptos blancos estão habituados a futebol espectáculo e Mourinho só joga futebol para ganhar», criticou Schuster.

Schuster considera que se nota que Mourinho «não tem experiência como jogador» e que é «teórico» e «muito de livro»: «Não viveu como jogador e isso nota-se. Diz as mesmas coisas que qualquer outro treinador, mas com ele sonha-se muito melhor e alguns criticam por dizer coisas assim. Contudo, vai ser a primeira vez que se vai aperceber que está num grande de verdade», concluiu.

Maicon de saída: futuro entre Real e City


O lateral-direito Maicon está de saída do campeão italiano e europeu Inter de Milão. O jogador está na mira do Real Madrid, já que é um dos principais pedidos do novo treinador José Mourinho. Contudo, o Manchester City também tem esperanças na negociação. Segundo o agente de Maicon, Antonio Caliendo, o futuro do brasileiro será decidido nos próximos dias.

«Sobre o Maicon a situação é clara, pois creio que nunca fomos tão transparentes como agora. Na vida tudo se vende e se compra, menos o amor. A partida está a ser jogada nestes dias. No futuro do jogador não está unicamente o Real Madrid, não descartaria o Manchester City. (Roberto) Mancini (técnico do clube inglês) já o treinou e o Maicon está em primeiro lugar na lista do ex-técnico do Inter de Milão», declarou Caliendo ao site italiano calciomercato.it.

O agente do brasileiro confirmou também que o Inter já está perto de anunciar o substituto para Maicon. Trata-se do uruguaio Matías Aguirregaray, de 21 anos, que actualmente defende o Peñarol. Segundo Antonio Caliendo, a Juventus também teria tentado a contratação do jovem lateral, mas o Inter foi mais rápido na negociação e deve anunciá-lo nos próximos dias. O empresário rasga elogios a Aguirregaray, considerando-o uma mistura entre «Maicon e Zanetti».

OFICIAL: Rui Vitória apresentado no Paços


Rui Vitória é o novo treinador do Paços de Ferreira, ocupando a vaga deixada por Ulisses Morais. O novo treinador dos «castores» esteve, nas últimas quatro temporadas, ao serviço do Fátima, sendo responsável pela subida do clube à Liga de Honra em 2006/2007.

Rui Vitória assina contrato válido por uma época e chega à capital do móvel com os adjuntos Arnaldo Teixeira e Nuno Domingos, bem como com Pedro Correia, responsável pelos guarda-redes. «É um privilégio estar neste clube e nesta casa. Estou muito contente, com muita vontade de trabalhar e com muita ambição. Encontrei um clube com uma estrutura muito organizada e coesa», disse Rui Vitória na sua apresentação oficial. Apesar de não falar em objectivos concretos o novo técnico do Paços de Ferreira diz pretender fazer «tudo para ganhar jogos».

O Paços de Ferreira resolve assim uma situação que durava há algumas semanas, depois do anúncio de que Ulisses Morais não iria permanecer na Mata Real. Na lista dos nomes prováveis para assumirem o comando técnico do Paços estiveram Quim Machado do Tirsense e Vítor Pereira, do Santa Clara, que recentemente tem sido apontado à equipa técnica do FC Porto.

Portugal Rui Vitória

Gerrard: a estrela das contratações do Real


Começa a escrever-se o guião de uma obra de teatro épica no Bernabéu. Florentino Pérez já elegeu o protagonista das contratações blancas: Steven Gerrard, o capitão do Liverpool, pode ser o próximo reforço dos merengues, adianta o diário Marca.

O médio, símbolo do Liverpool, soma já na sua carreira 120 golos ao serviço dos reds, desde a época 1998/99, 64 deles na Premier League desde 2003 . Na selecção inglesa Gerrard apontou 6 golos, três em fases de qualificação para um Mundial, dois em Mundiais e um no Euro.

Tendo em conta a crise financeira que o clube inglês atravessa, este pode ser um momento único para que esta contratação se realize, uma vez que o melhor jogador da Europa em 2004/05 afirmou publicamente que não sairia do clube onde sempre jogou.

O interesse dos merengues tem, obviamente, luz verde do novo técnico do Real, José Mourinho: «Gosto de jogadores em final de carreira», afirmou o treinador português.

Cannavaro no Dubai


Fabio Cannavaro vai jogar nas próximas duas épocas nos Emirados Árabes Unidos, ao serviço do Al Ahli, do Dubai. O capitão da selecção italiana já assinou um contrato por dois anos com o clube árabe. O anúncio foi feito pelo próprio Al Ahli e o seu presidente mostrou-se «extremamente satisfeito» com o acordo com Cannavaro, sublinhando que se trata de uma das maiores transferências para o emblema do Dubai.

«Este contrato com o Al Ahli realiza o meu sonho de viver no Dubai e de terminar a minha carreira jogando por um dos seus clubes», afirmou o internacional italiano depois de ter assinado o acordo.

Eleito melhor jogador do mundo em 2006, Cannavaro foi notícia nos últimos dias depois de se ter ficado a saber que não renovava contrato com a Juventus, indo assim ao Mundial da África do Sul «desempregado». Desta feita e perante a assinatura do contrato com o emblema árabe, Cannavaro estará à disposição do Al Ahli depois do Campeonato do Mundo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Bom ensaio na despedida


Portugal derrotou os Camarões por 3-1 e despede-se da melhor maneira dos seus adeptos antes da partida para a África do Sul. A primeira parte da Selecção Nacional foi bem conseguida, com o meio campo e ataque da equipa a demonstrar um fulgor bem diferente do último particular frente a Cabo Verde. Eto´o foi expulso ainda durante o primeiro tempo, reduzindo os camaroneses a 10 elementos.

As duas Selecções preparam a sua participação no Campeonato do Mundo e vinham de dois empates nos últimos aprontos, com Portugal a ter uma exibição pálida frente a Cabo Verde (0-0) , enquanto os Camarões tinham empatado (1-1) no jogo frente à Eslováquia.

Portugal começou a partida com 3 alterações em relação ao jogo com Cabo Verde, entrando Duda, Raúl Meireles e o Simão para os lugares de Fábio Coentrão, Miguel Veloso e Nani.

Como já foi referido Portugal entrou bem na partida, com Ronaldo a surgir duas vezes com oportunidade de inaugurar o marcador, mas com Kameni a opor-se bem numa das ocasiões. A equipa nacional chegou ao golo por intermédio de Raúl Meireles aos 31 minutos após uma boa combinação pelo lado direito do ataque. O médio português emendou no coração da área com um remate bem colocado sobre a direita de Kameni.

Na sequência do golo Samuel Eto´o vê amarelo por protestos, e na jogada seguinte atinge Duda com alguma violência sendo expulso e reduzindo os Camarões a 10 elementos.

Carlos Queiroz ao intervalo operou algumas alterações na partida, com Danny, Nani e Miguel a entrarem para os lugares de Simão, Liedson e Paulo Ferreira.

A vencer por um golo, Raúl Meireles aumentou a vantagem do Portugal quando o relógio assinalava o minuto 47, com o jogador do FC Porto a ter alguma felicidade quando pretendia centrar a bola para a área.

A vencer por 2-0 e com mais um elemento em campo esperava-se o dilatar da vantagem, mas foi Pierre Webó quem reduziu aos 68 minutos na sequência de um excelente cabeceamento que bateu Eduardo, e quebrou uma imbatibilidade de mais de 7 jogos sem sofrer golos.

À entrada dos últimos 10 minutos Nani selou o resultado final com um bom golo, picando a bola sobre Kameni depois de Cristiano Ronaldo ter isolado o jogador do Manchester United.

Uma nota para a saída por lesão de Pedro Mendes aos 70 minutos, faltando ainda saber o parecer dos médicos da Selecção Nacional. Depois de Tiago, este é o segundo médio português a abandonar jogos de preparação por lesão.

Portugal viajará nos próximos dias para a África do Sul, onde defrontará Moçambique no último dos seus jogos particulares.

Zé Castro cai da lista


Face à alta clínica de Pepe e à boa forma de Ricardo Carvalho, Zé Castro é o escolhido por Carlos Queiroz para deixar o grupo luso que vai à África do Sul. A chamada do jogador do Deportivo da Coruña era, desde o início, uma hipótese, no caso de Ricardo Carvalho ou Pepe não estarem aptos acabando assim por serem confirmadas as suspeitas iniciais quanto à lista do seleccionador nacional.

Carlos Queiroz já transmitiu a Zé Castro que não integra a lista final dos 23 jogadores que vão representar Portugal na África do Sul mas convidou-o a integrar a comitiva como prémio por ter estado em estágio.

As expectativas de Zé Castro de marcar presença pela primeira vez num Mundial caem por terra face à alta clínica de Pepe e à recuperação de forma de Carvalho.

Daúto Faquirá – dois anos no Olhanense


Apesar de ainda não ser oficial a notícia é avançada pela agência Lusa: Daúto Faquirá vai assumir o comando técnico do Olhanense. O treinador ocupa assim a vaga deixada por Jorge Costa, que anunciou no final da época, que ia deixar o clube algarvio.

Depois de um ano e meio afastado, Daúto Faquirá vai assim regressar ao comando de uma equipa e deverá assinar por dois anos com o Olhanense.

Sérgio Conceição adjunto no Standard Liège


Sérgio Conceição foi hoje oficialmente confirmado como novo treinador-adjunto de Dominique D´Onofrio no Standard Liège. O clube publicou uma nota no site oficial dando conta que Sérgio Conceição assistirá D´Onofrio no clube belga.

«O Standard Liège está em condições de confirmar que a sua dupla de treinadores está definida. Dominique D' Onofrio continuará o seu trabalho como treinador principal da nossa primeira equipa. Ele será assistido por Sérgio Conceição», lê-se no site oficial do clube.

Recorde-se que há bem pouco tempo Jorge Conceição deixou o cargo de director-desportivo do PAOK, na Grécia e que, enquanto jogador representou o Standard Liège durante três temporadas, entre 2004 e 2007.

Buffon também critica bola do Mundial


O guarda-redes da selecção italiana, Gianluigi Buffon, também criticou a bola que vai ser utilizada no Mundial. O jogador não acha que tenha qualidade e alerta para a trajectória estranha que faz.

«Dei conta desde o primeiro dia que esta bola não é boa. O Mundial coloca em campo os melhores jogadores do mundo e devia ser utilizado uma bola decente, mas não é o caso», explicou Buffon.

O guarda-redes da Juventus alerta que as alterações na trajectória da bola são radicais e que um pequeno erro pode deitar tudo a perder: «É verdade que depois de algum tempo acabamos por nos acostumar. No entanto, cada toque é uma incógnita e a trajectória é totalmente imprevisível.»

Real: Mourinho quer utilizar Ramos a central




O técnico do Real Madrid analisou o plantel da sua nova equipa e reconheceu que Sérgio Ramos, actualmente desviado para lateral direito, deverá passar a jogar a defesa-central. Quer um lateral esquerdo diferente de Marcelo e não escondeu admiração por David Silva (Valência).

«Gostaria de ter Sérgio Ramos como central. Também gostaria de contar com um lateral com características diferentes de Marcelo», explicou Mourinho, em declarações à Cadena Ser.

Sobre quem é o melhor médio do mundo, técnico português revelou os seus escolhidos: «Depende muito da cultura futebolística de cada país, mas deu exemplos de Lampard, Silva, Xavi e Iniesta.»

O extremo David Silva, do Valência, tem sido um jogador apontado como possível reforço do Real Madrid.

José Mourinho também analisou o futuro do «capitão» Raúl: «A decisão se ele vai continuar ou não está nas minhas mãos e não em Valdano. Gostaria que Raúl continuasse feliz, porque é um jogador que tem jogado ao mais alto nível há muito anos. É um excelente profissional e merece terminar a carreira de um modo feliz.»

Walcott fica fora das escolhas de Capello


O seleccionador da Inglaterra, Fabio Capello, divulgou a derradeira lista de convocados para o Mundial e o extremo Theo Walcott, do Arsenal, acabou por ficar de fora.

Embora tivesse jogado nos dois últimos particulares, frente ao México e Japão, o jovem jogador acabou por não ficar entre os 23.

Darren Bent, Adam Johnson, Scott Parker, Michael Dawson, Leighton Baines e Tom Huddlestone também vão ficar na Inglaterra.

O médio Gareth Barry, que estava em dúvida por causa da lesão no tornozelo, passou no teste decisivo e foi convocado.

Pecnik confirmado nos 23 da Eslovénia Por Redacção O avançado do Nacional Nejc Pecnik está confirmado entre os 23 convocados do seleccionador Matjaz


O avançado do Nacional Nejc Pecnik está confirmado entre os 23 convocados do seleccionador Matjaz Kek para o Mundial.

Kek deixou para trás três jogadores, os médios Sisic e Matic e o defesa Kelhar.

A Eslovénia vai fazer ainda um jogo particular com a Nova Zelândia na sexta-feira, antes da partida para a África do Sul, onde estará integrada no grupo C, com a Inglaterra, a Argélia e os Estados Unidos.

Lista final:

Guarda-redes: Samir Handanovic (Udinese/ITA), Jasmin Handanovic (Mantoue/ITA), Aleksander Seliga (Sparta Roterdão/HOL)

Defesas: Bojan Jokic (Chievo/ITA), Marko Suler (La Gantoise/BEL), Bostjan Cesar (Grenoble/FRA), Branko Ilic (Locomotiv Moscovo/RUS), Matej Mavric Rozic (Coblence/ALE), Elvedin Dzinic (Maribor), Miso Brecko (Cologne/ALE), Suad Filekovic (Maribor)

Médios: Andraz Kirm (Wisla/POL), Andrej Komac (Maccabi Tel Aviv/ISR), Rene Krhin (Inter Milan/ITA), Dalibor Stevanovic (Vitesse Arnhem/HOL), Robert Koren (West Bromwich/ING), Aleksander Radosavljevic (Larissa/GRE), Valter Birsa (Auxerre/FRA)

Avançados: Milivoje Novakovic (Colónia/ALE), Zlatko Dedic (Bochum/ALE), Zlatan Ljubijankic (Gent/BEL), Nejc Pecnik (Nacional/POR), Tim Matavz (FC Groningen/HOL)

Farías pode render um milhão


Pouco a pouco, o destino de Ernesto Farías começa a ficar traçado. O avançado argentino parece vocacionado para regressar ao clube onde iniciou a carreira profissional, em 1998.

«Pela parte que me cabe farei tudo para poder voltar a jogar na equipa onde me projectei, embora isso não dependa exclusivamente de mim», avançou Farías à imprensa argentina. Ao que tudo indica, o jogador já tem um princípio de acordo com o Estudiantes, válido por três temporadas e que começou a ser alinhavado durante o período de férias.

De qualquer forma, pese este significativo avanço, a conclusão da transferência carece sempre do aval do FC Porto, dado que o argentino está ligado contratualmente ao dragão por mais uma temporada. «A minha ideia é regressar à Argentina, mas o FC Porto tem sempre a última palavra e não tenho a certeza que o negócio possa realizar-se», adiantou o goleador.

Os dirigentes do Estudiantes estarão dispostos a desembolsar cerca de um milhão de euros pelo jogador, verba bastante assinalável tendo em conta que Farías já completou 30 anos e tem apenas mais um ano de contrato com o FC Porto.

Huntelaar é sonho possível


Se a ideia Huntelaar, ponta-de-lança do AC Milan, nome revelado por Jorge Jesus na entrevista à RTPN na semana passada, surgiu inicialmente como muito pouco viável, até porque a reacção inicial do director geral dos milaneses, Ariedo Braida foi de espanto, a verdade é que as notícias que nos últimos dias têm chegado de Itália colocam o ponta-de-lança holandês no papel de um sonho possível.

É ponto assente que a SAD apenas irá ao mercado para reforçar o ataque se Óscar Cardozo sair, mas o jornal italiano Corriere dello Sport - secundado por diversos órgãos de comunicação daquele país - garantia esta segunda-feira que Rui Costa e Adriano Galliani, presidente executivo do Milan, se encontraram em Madrid, este domingo, após o desafio entre antigos jogadores do Real Madrid e do Milan, e que Huntelaar terá sido um dos temas da conversa.

Rui Costa mantém boa relação com o dirigente que um dia o levou para o Milan e, a fazer fé na imprensa transalpina, o antigo maestro terá confirmado o interesse em Klaas-Jan Huntelaar, apontando mesmo que os encarnados estariam na disposição de chegar aos 12 milhões de euros pela aquisição do seu passe, um pouco abaixo dos 15 pretendidos pelo Milan.

Em 2004, Huntelaar, então no Heerenveen, marcou um golo na Luz. Voltará a repetir esse gesto?

Lacina Traoré na órbita dos dragões


O FC Porto junta-se ao lote de pretendentes à nova pérola do futebol da Costa do Marfim, Lacina Traoré, e terá já avançado com proposta concreta por este colosso (2,03 metros), que representa actualmente o Cluj, da Roménia.

O interesse dos portistas neste avançado foi anunciado em primeira-mão pelo próprio treinador do Cluj, o italiano Andrea Mandorlini, que ao destacar as principais figuras da sua equipa abriu um parêntesis muito generoso para falar do seu número nove: «Lacina tem potencial imenso e vai brevemente ser um caso sério no futebol mundial. O Cluj não vai conseguir segurá-lo muito tempo, pois Arsenal e FC Porto estão interessados nele.»

O interesse do Arsenal nesta nova pérola do futebol da Costa do Marfim vem do início do ano, uma vez que Arsène Wenger já por diversas vezes se referiu em termos muito elogiosos ao ponta-de-lança, de apenas 19 anos, encontrando nele características muito semelhantes às do togolês Adebayor, que já representou o Arsenal.

O FC Porto surge também agora na corrida a este novo prodígio africano, cujo passe está avaliado em quatro milhões de euros, de acordo com revelação do presidente do clube romeno, Iuliu Mulesan.

Mundial 2014 já tem logótipo


O anúncio oficial está marcado para o dia 8 de Julho mas a FIFA já promoveu o registo da marca que será utilizada no Mundial 2014, no Brasil. O desenho é baseado na taça do mundo, formada por várias mãos.

A marca foi registada no Ohim (Escritório de Marcas e Registo de Design da União Europeia), no dia 29 de Março deste ano.

Yaya Touré perto do futebol inglês


O médio do Barcelona, Yaya Touré, está muito próximo de se despedir do clube. Segundo o representante do jogador, Dimitri Seluk, o destino de Touré será decidido nos próximos dias e deverá ser a Inglaterra. Manchester United e Chelsea estão entre os nomes citados, mas é o Manchester City que parece melhor posicionado para assegurar a contratação do médio.

Para fechar o negócio o Barcelona exige pelo menos 30 milhões de euros. O jogador é visto por Pep Guardiola como importante para a equipa, mas o clube não quer um jogador insatisfeito no grupo. Touré tem vindo a perder espaço para Sérgio Busquets e por isso estará mesmo disposto a deixar o clube.

O Manchester City estaria disposto a pagar o preço pedido pelo Barcelona e oferece a Touré um contrato de cinco anos. O facto de a equipa de Manchester contar também com a presença do seu irmão, Kolo Touré, poderá ser outro factor determinante para a decisão do médio.

IFFHS: Inter ascende à liderança do ranking


Depois de vencer campeonato italiano, Taça de Itália e Liga dos Campeões, o Inter ascende ao primeiro lugar do ranking IFFHS – Federação Internacional de História e Estatística- , ficando em igualdade pontual com o Barcelona.

O antigo clube de José Mourinho ascendeu do terceiro ao primeiro lugar, que era, e ainda é, ocupado pelo Barcelona. No top ten destaca-se ainda a subida do Bayern München, do sexto para o quarto lugar e a entrada nos dez primeiros classificados do Atlético Madrid, depois de vencer a Liga Europa.

No que diz respeito aos clubes portugueses, à excepção do Braga, todos desceram: o Benfica passou do 22.º lugar para o 29.º, o FC Porto do 46.º para o 49.º e o Sporting baixou do 48.º para o 53.º.
O Braga subiu seis posições: do 216.º para o 210.º.

Dez primeiros classificados:

1. (3.) Inter
(1.) Barcelona
3. (2.) Estudiantes
4. (6.) Bayern
5. (7.) AS Roma
6. (4.) Cruzeiro
7. (8.) Chelsea
(7.) (5.) Werder Bremen
(7.) (9.) Fulham
10. (11) Atlético Madrid

Sporting quer Evaldo


Os dois laterais do Braga no início da temporada passada poderão ser os dois laterais do Sporting no início da próxima época. João Pereira mudou-se para Alvalade no mercado de Inverno. Agora é o nome de Evaldo que surge ligado aos leões.

O acordo parece até já ter surgido entre José Eduardo Bettencourt e António Salvador, que se deslocou a Alvalade para discutir pormenores do negócio. De acordo com a imprensa de hoje, falta apenas que os clubes acertem as verbas para que a transferência do lateral-esquerdo seja consumada.

No mercado de Inverno, aquando da transferência de João Pereira para Alvalade, o Sporting já tinha demonstrado interesse em Evaldo mas o clube minhoto conseguiu manter o jogador até ao final da época. Agora, apesar de o processo não estar ainda fechado, as conversações estão avançadas e tudo indica que Evaldo será leão na próxima época.

Quem está também próximo de Alvalade é Hugo Viana, que na época passada representou o Braga emprestado pelo Valência. Viana tem mais um ano de contrato com o clube espanhol mas Unai Emery, técnico do Valência, não conta com o jogador português para a próxima época. Desta forma, a desvinculação do atleta torna-se mais fácil o que significa que Viana pode até chegar a custo zero a Alvalade.

Noticiado o interesse dos leões em Maniche há já várias semanas, a ida do internacional português para Alvalade não está, ainda, totalmente descartada. Contudo, face ao rendimento que Maniche tinha no Colónia, na Alemanha, que rondava os 2,4 milhões de euros por ano, só se o jogador aceitar uma redução grande no ordenado é que as partes chegarão a acordo.

McCarthy não vai ao Mundial


O avançado Benni McCarthy não figura na lista de 23 jogadores da selecção anfitriã do Campeonato do Mundo. O melhor marcador da época 2008/09 pelo Blackburn e em 2004/05 pelo Porto não foi convocado por Carlos Alberto Parreira, o seleccionador da África do Sul.

Nos últimos meses, o ídolo sul-africano e melhor marcador da história da selecção tem lutado por manter a sua forma física, dado que tem sido criticado pelo seu excesso de peso.


Lista de Convocados
Moeneeb Josephs - Guarda Redes - Orlando Pirates
Itumeleng Khune - Guarda Redes - Kaizer Chiefs
Shu-Aib Walters - Guarda Redes - Bloemfontein Celtic
Lucas Thwala - Defesa - Orlando Pirates
Ngongca Anele - Defesa - Genk
Aaron Mokoena - Defesa - Portsmouth
Tshepo Masilela - Defesa - M. Haifa
Bongani Khumalo - Defesa - Supersport United
Siboniso Gaxa - Defesa - Sundowns
Matthew Booth - Defesa - Sundowns
Siyabonga Sangweni - Defesa - Golden Arrows
Siphiwe Tshabalala - Médio - Kaizer Chiefs
Lance Davids - Médio - Ajax Cape Town
Macbeth Sibaya - Médio - Rubin Kazan
Steven Pienaar - Médio - Everton
Surprise Moriri - Médio - Sundowns
Teko Modise - Médio - Orlando Pirates
Reneilwe Letsholonyane - Médio - Kaizer Chiefs
Thanduyise Khuboni - Médio - Golden Arrows
Kagisho Digkacoi - Médio - Fulham
Katlego Mphela - Avançado - Sundowns
Siyabonga Nomvethe - Avançado - Moroka Swallows
Bernard Parker - Avançado - Twente

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Mano Menezes descartou dragões


O técnico do Corinthians rejeitou a possibilidade de se tornar treinador do FC Porto na próxima temporada. Mano Menezes renovou recentemente com o emblema brasileiro e só pensa em reformular a equipa para o “ataque” à Taça Libertadores em 2011.

«Gosto de cumprir os compromissos que tenho e assumi uma responsabilidade com o Corinthians aquando da extensão de contrato. Fui chamado para chefiar uma transformação que era necessária neste momento. Entendi que, para o fazer, deveria alongar o prazo deste trabalho», referiu o treinador do Timão, em declarações recolhidas pelo Globoesporte.

Assim, o treinador brasileiro deita por terra os rumores que o apontavam como sucessor de Jesualdo Ferreira no comando técnico portista. André Villas Boas continua a ser a hipótese mais falada e mais provável para o cargo.

Internacional nigeriano reforça Sp. Braga


Vai estar no Mundial-2010 a representar a Nigéria, mas já tem o futuro definido para as próximas quatro épocas. Elderson Echiéjilé, em final de contrato com o Rennes, assinou pelo Sp. Braga, revelou o irmão e representante, Emmanuel, em exclusivo ao site “MTNFootball”.

Echiéjilé é lateral esquerdo e a sua contratação, juntamente com a de Sílvio encerram o dossier sobre aquela posição do plantel minhoto, já que a saída de Evaldo é cada vez mais uma realidade.

«Ele assinou um contrato de quatro temporadas com o Sp. Braga, que terminou em segundo na Liga portuguesa e vai estar na Liga dos Campeões na próxima temporada», afirmou o agente.

Ainda de acordo com Emmanuel, o jovem defesa nigeriano «já visitou as instalações do clube e ficou muito agradado com as suas ambições.» «Tanto o treinador [Domingos Paciência] como o presidente [António Salvador] contam com ele. É uma mudança que abre imensas oportunidades ao Elderson», reforçou.

Apurou ainda A BOLA que o esquerdino era seguido há um ano pelo Sp. Braga e chega à cidade dos Arcebispos a custo zero, já que está em final de contrato com o Rennes.

Cardozo confirmado na lista definitiva


O seleccionador do Paraguai, Gerardo Martino, revelou, esta segunda-feira, a lista definitiva dos 23 jogadores para a fase final do Mundial. O avançado Óscar Cardozo, do Benfica, está entre os eleitos.

A principal figura do Paraguai é o avançado Roque Santa Cruz, do Manchester City.

A selecção paraguaia faz parte do Grupo F, ou seja, terá como adversários a Itália, Eslováquia e Nova Zelândia.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Justo Villar (Valladolid/ESP), Aldo Bobadilla (Deportivo Medellin/COL), Diego Barreto (Cerro Porteno).

Defesas: Claudio Morel (Boca Juniors/ARG), Denis Caniza (Leon/MEX), Paulo da Silva (Sunderland/ING), Dario Veron (Pumas/MEX), Julio César Caceres (Atlético Mineiro/BRA), Carlos Bonet (Olimpia), Aureliano Torres (San Lorenzo/ARG), Antolin Alcaraz (Bruges/BEL);

Médios: Edgar Barreto (Atalanta/ITA), Cristian Riveros (Cruz Azul/MEX), Victor Caceres (Libertad), Enrique Vera (Liga Quito/ECU), Jonathan Santana (Wolfsburg/ALE), Nestor Ortigoza (Argentinos Juniors/ARG);

Avançados: Roque Santa Cruz (Manchester City/ING), Nelson Haedo Valdez (Borussia Dortmund/ALE), Oscar Cardozo (Benfica/POR), Edgar Benítez (Toluca/MEX), Lucas Barrios (Borussia Dortmund/ALE), Rodolfo Gamarra (Libertad).

Benfica nega interesse em Eduardo


Face às recorrentes notícias dando conta do interesse do Benfica em contar com Eduardo, do Sporting de Braga, para defender a baliza encarnada na próxima época, o clube emitiu um comunicado, divulgado no site oficial, frisando não haver qualquer interesse no guardião bracarense.

«O jornalismo deve, em todos os momentos, ser rigoroso, é uma trave mestra da profissão. Infelizmente, e cada vez mais, o problema com que diariamente nos deparamos é a falta de rigor com que os media tratam os factos que evocam.

A época do ano que vivemos pode, efectivamente, servir de atenuante para a falta de rigor que alguns jornais evidenciam. Na verdade, o interesse de muitos protagonistas que vivem do futebol (Presidentes de Clubes, empresários, assessores de comunicação) – contaminam e induzem - muitas vezes de forma propositada - em erro os respectivos jornalistas.

É evidente que um Clube como o Benfica não pode desmentir todas as notícias que diariamente e sem qualquer fundamento são publicadas nos mais diversos meios, de outra forma, os seus profissionais desperdiçariam grande parte do seu tempo. Mas sendo isso certo, devem, no entanto, quando os factos o justificam, alertar os respectivos jornalistas para a falta de rigor ou para o facto de estarem a ser usados por determinado tipo de agentes desportivos.

Vem isto a propósito da edição de hoje do jornal Record em que, mais uma vez, o guarda-redes do Sporting de Braga, Eduardo, é apresentado como potencial alvo do Sport Lisboa e Benfica.

Já uma vez desmentimos publicamente tal interesse, tamanha a insistência do jornal. Já várias vezes, de forma privada, avisamos do erro grosseiro em que se estavam a deixar enredar.

De nada parece ter adiantado. Tal comportamento só nos pode levar a concluir que o 'Record' não se importa de enganar os seus leitores! Para que fique claro de uma vez por todas e usando uma terminologia do próprio jornal: o guarda-redes Eduardo não está na primeira, segunda ou trigésima linha do Sport Lisboa e Benfica. E já agora, o guarda-redes Vítor também não!

Ninguém do Benfica alguma vez manifestou ou estabeleceu, com os responsáveis do Sporting de Braga, qualquer contacto. A partir daqui, e se insistirem no tema, os leitores do Record ficam a saber que só são enganados se quiserem!!»

Carlos Queiroz ainda não revela lista definitiva


Só depois da reunião, que decorrerá esta tarde, é que se saberá qual o jogador dos 24 que estão na Covilhã, que ficará de fora da lista oficial que a Federação Portuguesa de Futebol entregará à FIFA.

«Depois de conhecer a opinião da equipa médica, pude tomar uma decisão, que vai ser anunciada apenas no dia 1. Ainda não falei com o jogador que fica de fora, mas a decisão está tomada. O que posso dizer é que pretendo levar três guarda-redes, oito defesas, seis médios e seis avançados», declarou o técnico.

Carlos Queiroz foi ainda questionado sobre as declarações de Ricardo Carvalho, que criticou o desempenho dos portugueses na partida amigável contra Cabo Verde. «Naturalmente, somos nós, jogadores e equipa técnica, os primeiros a fazer a necessária e correcta autocrítica. E isso sucede quando não jogamos bem, quando jogamos bem e não marcamos... Quaisquer que sejam os elementos técnicos que estejam na origem, estes são sempre sujeitos a análise», afiançou Queiroz.

A selecção está quase a terminar o período de trabalho na Covilhã e o seleccionador nacional considerou que foi «um bom estágio». «Fizemos o que foi possível, estamos no final da época e não podemos inventar, não podemos revolucionar a preparação dos jogadores», afirmou, sublinhando o facto de a maioria deles «já levar dez meses de competição».

A selecção das quinas defronta amanhã os Camarões e Carlos Queiroz considera que «o mais importante é fazer um bom jogo, um bom resultado, uma boa exibição» e, acima de tudo, «não perder nenhum jogador para o mundial».

Mourinho: «Bonito é ganhar no Real»


Mourinho chegou à sala de imprensa acompanhado por Jorge Valdano, director-geral do Real Madrid, sendo apresentado oficialmente como técnico do Real Madrid para os próximos quatro anos. Cheio de «expectativa e confiança», Mourinho falou entre italiano e espanhol, respondendo por vezes em português e em inglês aos jornalistas, afirmando que o Real é «um clube único» e que «bonito, bonito, bonito não é jogar ou treinar no Real. Bonito, bonito, bonito é ganhar no Real Madrid».

Sem deixar o seu ar sério, Mourinho chegou a esboçar leves sorrisos perante as centenas de jornalistas que se acumulavam na sala de imprensa do Estádio Santiago Bernabéu. As expectativas em Espanha relativamente ao técnico português são grandes, como o prova a primeira pergunta: «Da mesma forma que disse que há jogadores que nascem para jogar no Real Madrid, acredita que nasceu para treinar o Real Madrid?», abordou inicialmente uma jornalista espanhola?
«Nasci para treinar futebol. Sou treinador e gosto dos desafios mais importantes. A minha atracção pelo Real é pela sua história, pelas suas frustrações dos últimos anos e pelas suas expectativas de ganhar. Esta é a minha atracção pelo Real: um clube único. Parece-me que para um jogador ou treinador importante não jogar ou treinar no Real é uma falha muito grande numa carreira».

Questionado sobre a saída de Pellegrini do comando do Real depois de ter feito uma época com bons resultados apesar de não ter ganho nada, Mourinho disse não ter medo de despedimentos nem sequer pensa neles e frisou a sua «auto-confiança» e «auto-estima»: «Penso que quatro anos de contrato são suficientes para ganhar, construir uma equipa com identidade, preparar futebolisticamente não só o presente mas também o futuro do Real», disse o técnico português.

Quanto aos nomes de que se tem falado, de jogadores que interessam a Mourinho, o técnico afirmou que a base do Real proveniente da época passada lhe agrada e que não será necessário proceder a grandes mudanças no plantel nem a grandes investidas no mercado, pretendendo apenas três ou quatro novos jogadores.

Mourinho agradeceu ainda a Florentino Pérez e à direcção do Real Madrid este voto de confiança, disse chegar a Madrid com «muita expectativa e muita confiança»: «Tenho muita confiança nos meus novos jogadores e tenho a esperança e a convicção que os próprios jogadores tenham confiança no seu novo treinador». Seguindo este raciocínio, Mourinho deixou o aviso: «Prometo que não mudo. Sou o José Mourinho que chega hoje ao Real Madrid, com virtudes e defeitos». Prova disto mesmo foi a resposta dada quando o questionaram sobre as críticas que fazem às suas equipas, de serem demasiado defensivas: «Em três finais europeias ganhamos as três e marcámos oito golos. Finais europeias, não em finais de taça contra equipas de terceira divisão. No Inter jogava habitualmente com cinco jogadores de pendor ofensivo mas defendíamos bem. Porquê? Porque o treinador é um grande treinador».

Os primeiros passos ao serviço dos merengues vão ser a «fazer muitas perguntas, falar o menos possível, perceber a realidade do novo clube e diagnosticar». «Acho que diagnosticar é mais importante do que decidir e é diagnosticar que quero. Tentar perceber bem as coisas com as pessoas que conhecem bem o clube e mudar, adaptar algumas coisas em função do meu modo de trabalhar. Mas que ninguém pense em transformações radicais, vamos simplesmente pensar em pequenas adaptações», declarou o técnico, planeando, mas pensando a curto prazo: «Construir o presente e construir o futuro. Não precisamos de muito tempo para construir uma equipa, parece-me que o segundo ano de trabalho é o mais importante», dando como exemplos o seu trabalho no FC Porto e no Inter. Recusando-se a particularizar, Mourinho considerou Cristiano «uma referência do futebol mundial, não só do Real Madrid» mas frisou que «o segredo» das suas equipas «é o colectivo e não o individual»: «Somos muito pequenos, eu treinador e os jogadores, para a grandeza do Real Madrid. Temos que trabalhar como grupo». Neste sentido, questionado sobre Raul, Mourinho mostrou como gere as questões de balneário: «Já falei com Raul esta manhã, não perdi tempo. Tomei o pequeno-almoço em Valdebebas, o Raul estava a treinar e já falei com ele. Entre treinador e jogador a imprensa não entra».

Acusado muitas vezes de ser arrogante e até provocador, Mourinho negou afirmou-se, apenas, um técnico: «Sou treinador, nada mais. Sou um treinador que trabalha em grupo, que trabalha com muita gente, que sempre diz que é fundamental a qualidade das pessoas q trabalham comigo. Um treinador sem uma grande estrutura não é um grande treinador. E eu quero sempre ter os melhores para trabalhar comigo». Ao seu estilo, Mourinho remata: «Não sou um provocador, sou um trabalhador».

Depois de ter garantido o acesso à final da Champions em pleno Camp Nou, estádio do Barcelona, principal rival dos merengues e de até já ter passado pelo banco dos catalães enquanto adjunto de Bobby Robson, Mourinho deixou o aviso de não ser «anti-barcelonista», como já o têm apelidado em Espanha: «Não sou anti-barcelonista. Sou treinador do Real e preocupa-me o Real Madrid e não o Barcelona».

Mourinho deixou ainda uma mensagem aos jogadores e ao grupo do Inter de Milão, desejando-lhes os maiores sucessos «à excepção da Champions».

No final da conferência de imprensa, Florentino Pérez e toda a direcção do Real Madrid cumprimentaram o técnico português e ofereceram-lhe uma camisola do clube merengue com o seu nome o número 1.

domingo, 30 de maio de 2010

Pepe com alta clínica


«As equipas médicas da Selecção Nacional, do Real Madrid, Juan Carlos Hernández e Carlos Diez, e o cirurgião que operou Pepe, José Carlos Noronha, acordaram decidiram conceder alta clínica ao internacional português pelo que o jogador continuará a cumprir o programa de integração desportiva gradual.» Com este comunicado confirma-se que os vários departamentos médicos intervenientes na recuperação da lesão de Pepe dão a alta médica esperada, pelo que Carlos Queiroz tem as portas abertas para incluir o nome do jogador do Real Madrid na lista dos 23.

Este anúncio foi colocado no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol e antecipa naturalmente a presença de Pepe na comitiva, tal a força que Carlos Queiroz fez em contar com a presença do jogador luso-brasileiro.

Pepe jogará na posição mais recuada do meio campo, sendo ainda um nome a ter em conta nos lances de bola parada, quer defensiva, quer ofensivamente, como se comprova pelo golo solitário apontado na Hungria, e que manteve o sonho de Portugal em estar na fase final da prova.

Deverá ser mesmo André Villas-Boas


O escolhido de Jorge Nuno Pinto da Costa deverá mesmo ser André Villas-Boas. O jovem técnico, o mais novo de sempre a assumir o comando técnico do FC Porto se se confirmar a ligação, tem um caminho de 16 anos no mundo do futebol, privando de perto com treinadores de grande classe mundial, com Bobby Robson e José Mourinho a serem claramente referências incontornáveis.

A curiosa História do surgimento de André Villas-Boas no mundo do FC Porto tem contornos de ambição e de confiança. O jovem André, com 16 anos, cruzava-se algumas vezes com Bobby Robson no prédio em que ambos moravam, e uma vez o ex-técnico azul e branco foi questionado sobre as suas opções técnicas, nomeadamente porque jogava Yuran e não Domingos Paciência. Bobby Robson, com a elegância que lhe era reconhecida, retorquiu «Para saberes o porquê tens de ver os treinos».

Começou assim o percurso de André Villas-Boas pelas Antas... Depois seguiram-se observações auto-didactas aos adversários do FC Porto que André colocava na caixa do correio de Bobby Robson, seguiu-se o curso de treinador, seguiu-se a colaboração com as camadas jovens dos «dragões», seguiu-se análises cada vez mais revolucionárias aos adversários. José Mourinho abraçou-o depois para as suas equipas técnicas. No Porto, em Londres no Chelsea, em Milão no Inter.

16 anos volvidos André Villas-Boas assumiu a carreira de Treinador Principal na Académica e nem um ano volvido pode chegar a um grande do Futebol Nacional, numa aposta que alguns dizem de risco, que outros dizem de coragem, com muitos a reconhecerem-lhe grande competência.

As «próximas horas», como é muitas vezes referido nestes casos, talvez a próxima Segunda Feira, poderá ser o dia da confirmação do sucessor de Jesualdo Ferreira.

Com Villas-Boas devem chegar à equipa técnica José Guilherme, que hoje auxilia Carlos Queiroz na Selecção Nacional, Vítor Pereira, ex-técnico do Santa Clara e que trabalhou nos escalões jovens do FC Porto, e Capucho ou Pedro Emanuel, ex-jogadores e actualmente também nas estruturas técnicas das camadas de formação do clube.

Hoje é dia de decisões


«Amanhã [Hoje], tomo a decisão. Temos uma reunião médica, vou esperar. Mas estou confiante, todos os indicadores nos dizem que a recuperação do Pepe está a caminhar muito bem.». Foi assim que Carlos Queiroz confirmou as notícias vindas a público que Pepe está muito perto de ser uma certeza nos 23 que vão à África do Sul. Muito perto da data limite em que terá de enviar à FIFA a sua lista definitiva, o técnico nacional dá um sinal claro que o defesa, médio na Selecção, do Real Madrid relegará José Castro para fora dos 23 eleitos.

A equipa prepara o encontro de carácter de particular com os Camarões, selecção que também viajará em breve para a África do Sul. O apronto, o penúltimo antes do jogo inaugural frente à Costa do Marfim, disputa-se na próxima Terça Feira e marcará à despedida da Selecção antes de partir rumo a um sonho Mundial.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

OFICIAL: Mourinho é o novo técnico do Real Madrid


O Real Madrid confirma através da sua página oficial que José Mourinho é o novo técnico do clube e que será apresentado na próxima segunda-feira às 12h00 portuguesas. O anúncio é feito no seguimento do acordo conseguido entre o Inter e o clube blanco, uma vez que esta sexta-feira, Florentino Pérez e Massimo Moratti, estiveram reunidos para discutirem a libertação do técnico português.

«O Real Madrid C.F. e o F.C. Internazionale de Milão chegaram hoje a um acordo para que José Mourinho seja o novo treinador do Real Madrid. O acordo entre ambos os clubes produziu-se depois do encontro que decorreu esta tarde em Milão entre o presidente do Inter, Massimo Moratti, e o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. A reunião foi marcada pelas relações de amizade e cordialidade que ambas as instituições mantêm.

José Mourinho será apresentado como novo treinador do Real Madrid esta segunda-feira, 31 de Maio, às 13h00 [12h00 portuguesas], no palco de honra do Estádio Santiago Bernabéu.

Liverpool cobiça Simão


O namoro já é antigo. Há uns anos Rafa Benítez, técnico dos reds, cobiçou Simão Sabrosa quando este era, ainda, jogador do Benfica e esteve perto de o levar para Liverpool Agora o treinador volta à carga, de acordo com o diário espanhol AS.

Segundo a imprensa espanhola, a ala esquerda do Liverpool precisa de reforços e Simão é o jogador ideal para assumir essa tarefa. Riera, que teve um desentendimento com o técnico espanhol, pode ser incluído no negócio, de forma a diminuir o custo do passe de Simão, que ronda os nove milhões de euros.

Euro 2016 vai realizar-se em França


O Euro 2016 vai realizar-se em França, naquela que é a décima quinta edição do Campeonato da Europa e a terceira a decorrer em terras gaulesas. O anúncio do país organizador decorreu em Genebra, na Suíça, com Michel Platini a divulgar a decisão da UEFA. Em competição estavam Itália, França e Turquia.

O Campeonato da Europa já se realizou duas vezes quer em Itália, quer em França, ao passo que a Turquia se candidatava pela primeira vez à organização do evento.
Este é o primeiro Campeonato da Europa que vai decorrer com 24 equipas na fase final.

Até lá vai realizar-se ainda o Euro 2012, organizado conjuntamente entre a Polónia e a Ucrânia.

Sporting prepara proposta por Quim


A informação é avançada pelo Diário de Notícias: o anúncio feito por Jorge Jesus dizendo não contar com Quim para a próxima época, caiu bem no seio leonino, uma vez que o guardião pode chegar a Alvalade a custo zero. Os administradores da SAD do Sporting consideram Quim uma boa opção para poder concorrer com Rui Patrício.

De acordo com o DN o Sporting pondera propor um contrato de duas épocas ao guardião com valores equivalentes ao que o internacional português ganha no Benfica (cerca de 600 mil euros anuais). Tendo em conta que o contrato de Quim termina no final de Junho, o guarda-redes passa a ser um jogador livre, podendo chegar a Alvalade a custo zero.

O Sporting pode não estar sozinho neste interesse em Quim. Notícias recentes referem o Málaga, de Espanha, como um destino provável para o guardião encarnado, mas, de acordo com o DN, o máximo salarial que o clube espanhol definiu é de 400 mil euros por época, um valor abaixo do pretendido por Quim.

Recorde-se que o Sporting tem sondado o mercado em busca de um guarda-redes, cogitando-se em Alvalade o argentino Juan Pablo Carrizo, da Lázio e o brasileiro Fábio, do Cruzeiro.

De acordo com o diário, depois de saber que estava dispensado, Quim deslocou-se ao centro de estágios do Seixal para recolher as suas coisas pessoais.

Empresário confirma saída de Adriano


Adriano vai defender as cores da Roma na próxima temporada. Quem o confirma é o empresário do jogador, Gilmar Rinaldi. Depois de um período de recuperação no Flamengo, marcado pela conquista do Campeonato Brasileiro mas também por inúmeras confusões fora de campo, o «Imperador» está decidido a voltar à Europa.

«Estivemos ontem com o director da Roma, o Adriano gostou muito do projecto oferecido e vai viajar nos próximos dias para Itália. Lá, ele vai encontrar-se com a presidente do clube para acertar os últimos detalhes», afirmou Rinaldi em entrevista à Sportv brasileira.

Questionado sobre o que motivou a decisão de Adriano, o empresário respondeu: «O projecto apresentado pela Roma foi determinante, além da vontade de voltar e de triunfar de novo em Itália. Quando ele veio para o Brasil não foi pela parte económica e não regressa agora a Itália por isso. É um desafio pessoal, ele é novo e acha que pode jogar a alto nível».

Suplente de Casillas pode ser incluído no «negócio Di María»


Continuam as notícias relativas ao interesse do Real Madrid em Di María. O diário Marca revela na edição desta quinta-feira que o guarda-redes do Real Madrid, Antonio Adán, suplente de Iker Casillas, pode ser inserido no negócio.

Os dirigentes do Real Madrid tentam, assim, baixar o preço do craque argentino do Benfica, inserindo mais um argumento no negócio que poderá ser aliciante, tendo em conta que Jorge Jesus já anunciou que Quim deixará a Luz e que o Benfica procura um novo guarda-redes.

Antonio Adán tem 23 anos e foi formado no Real, tendo sido promovido na época passada ao plantel principal. No palmarés já soma o campeonato da Europa e do Mundo pelas camadas jovens da selecção espanhola.

No entanto, e em sentido contrário ao que o jornal Marca diz, em entrevista ao diário espanhol AS, José Mourinho afasta a possibilidade de Di María e de Fábio Coentrão rumarem a Madrid. O técnico português elogia os jogadores encarnados mas afirma não pretender contratar nenhum dos dois.

«É um jogador fantástico, de um campeonato mais pequeno. Tenho dúvidas que possa render numa liga como a espanhola ou italiana. Se me dizem que podemos contratar Di María por um preço acessível, então direi para arriscarem. Mas se o preço é exorbitante, digo que não, porque não gosto que os meus clubes paguem preços loucos pelos jogadores», declarou Mourinho sobre o argentino Di María.

Quanto a Fábio Coentrão, Mourinho ressalva que prefere um jogador com outras características para aquela posição: «É um jogador que se está destacar neste momento, mas contratá-lo era como adquirir um Marcelo português. Eu prefiro um jogador com outro perfil, embora reconheça que é um grande futebolista, que tem muita margem de progressão», afirmou o técnico português cuja ida para Madrid não está ainda totalmente consumada por faltar a desvinculação do Internazionale.

Tiago faz corrida


Tiago fez apenas corrida no treino matinal que decorreu no Complexo Desportivo da Covilhã, depois de ontem Pepe ter dado mais um passo rumo à total recuperação, ao integrar a «peladinha» da selecção.

Tiago recebeu esta quarta-feira a boa notícia, depois dos exames realizados, de que não tem lesão muscular, e hoje realizou apenas corrida durante o treino matinal.

Carlos Queiroz disse, ontem, que o médio irá treinar normalmente a partir do momento em que não sinta dor e, pelo que se viu hoje no treino, Tiago começou o programa específico de recuperação acompanhadopelo fisioterapeuta António Gaspar.

Do treino desta manhã há também a destacar a presença de Pepe que integrou os trabalhos sem quaisquer limitações.

Portugal volta a treinar às 17h00 mas antes está agendada uma conferência de imprensa que contará com a presença de um jogador.

City quer Higuaín, van der Vaart e Fernando Gago


O Manchester City prepara-se para fazer um triplo ataque ao Real Madrid, tentando as contratações de Gonzalo Higuaín, Rafael van der Vaart e Fernando Gago.

Roberto Mancini já recebeu a promessa de contar com uma «arca do tesouro» bem recheada para poder lutar pelo título na próxima época e acredita que as três estrelas da liga espanhola podem juntar-se a ele na perseguição desse objectivo.

O jornal Daily Mail avança que há mesmo uma comitiva do City na capital espanhola para negociar com o Real, uma vez que o clube se prepara também para vender jogadores de forma a poder ir ao mercado.

O mesmo jornal diz que José Mourinho não vai contar com um orçamento gigantesco como o que o Real Madrid teve na época passada e para garantir Di María do Benfica, Gerrard do Liverpool e Ashley Cole do Chelsea terá que dispensar/vender jogadores.

O City até esteve próximo de garantir a contratação de Gago em Janeiro passado e tem vindo a seguir as oscilantes negociações relativas ao contrato de Higuaín.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

OFICIAL: FC Porto rescinde com Jesualdo


O FC Porto confirmou à CMVM a rescisão do contrato que unia o clube com o técnico Jesualdo Ferreira. Confirma-se o abandono do técnico que conquistou o tri campeonato «de dragão ao peito» nos 4 anos que esteve ao comando do plantel azul e branco. Para as próximas horas espera-se o anuncio do novo treinador que trabalhará a partir da próxima temporada no Estádio do Drag
Comunicado à CMVM:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD vem comunicar, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, que rescindiu, por mútuo acordo, o contrato de trabalho que liga a sociedade ao treinador da sua equipa principal de futebol, Jesualdo Ferreira. Esta rescisão produz efeitos a partir da presente data.

O Conselho de Administração»

Florentino Pérez anuncia contratação de José Mourinho


O presidente do Real Madrid anunciou esta tarde em conferência de imprensa que o trabalho de Manuel Pellegrini no Real termina e que só falta que José Mourinho resolva a situação contratual que tem com o Internazionale para assinar pelos merengues.

«A Direcção decidiu dar por terminado o trabalho de Manuel Pellegrini no Real Madrid e contratar o técnico português José Mourinho», anunciou o presidente dos blancos na conferência de imprensa que decorreu há poucos minutos.

Florentino Pérez referiu-se ao técnico português como «um dos melhores do Mundo» e garantiu que até ao momento não falou sobre reforços com José Mourinho.

De Rossi: «Com uma oferta de Madrid não haveria escolha»


Se o Barcelona pode ter o reforço de Fabregas na próxima época, o rival Real Madrid também se tem movimentado no mercado. O alvo do clube merengue poderá ser o médio italiano Daniele De Rossi, capitão da Roma. O jogador de 26 anos não descarta a transferência para o futebol espanhol e acredita que uma oferta do Real Madrid seria irrecusável nesta fase da sua carreira.

«O meu futuro? Se chegar uma proposta ao clube (Roma) e eles aceitarem vender-me por razões técnicas ou económicas, sairei tranquilamente. Se recebesse várias propostas, entre elas uma do Real Madrid não haveria nada para escolher», declarou De Rossi, que nega qualquer possibilidade de actuar por outro clube italiano já que defende a Roma desde os escalões de formação.

O jogador é visto pelo presidente merengue Florentino Pérez como um dos pilares para a nova equipa que pretende montar sob o comando de José Mourinho. A situação económica da Roma pode ajudar o Real Madrid nas negociações, uma vez que o clube italiano não está bem financeiramente e precisa de se desfazer de alguns jogadores para conseguir equilibrar as contas.

Ronaldo pensa em terminar a carreira


A dificuldade em atingir a forma física ideal e as frequentes lesões que o têm deixado de fora nos últimos jogos do Corinthians também incomodam o avançado Ronaldo. Durante um evento publicitário realizado nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, o Fenómeno admitiu estar próximo de encerrar a carreira.

«O meu corpo está a pedir para parar. Estou a ficar velho», relatou o colunista do jornal O Globo, Ancelmo Góis, ao reproduzir uma frase de Ronaldo durante um evento publicitário realizado na última terça-feira no Rio de Janeiro.

Esta quarta-feira o Corinthians enfrenta o Grémio Prudente e o Fenómeno, com uma lesão no gémeo, fica mais uma vez de fora. De acordo com o colunista, Ronaldo também deixou uma mensagem ao seleccionador nacional do Brasil, Dunga, de forma a que ele tenha sucesso à frente da selecção: «O importante é o técnico não fazer asneiras. Técnica e táctica, todos os jogadores têm. O técnico tem que ser motivador», explicou Ronaldo.

Fabregas: «O meu futuro está nas mãos de Wenger»


O médio Cesc Fabregas já confirmou o seu desejo em regressar ao Barcelona na próxima época, clube que o revelou. O clube catalão mostra-se disposto a oferecer cerca de 35 milhões de euros pelo jogador. Contudo, no momento, o atleta espanhol afirma ser altura de pensar apenas em defender a selecção no Campeonato do Mundo. Segundo o próprio, o seu futuro nos gunners está nas mãos do técnico Arséne Wenger.

«Tive uma longa conversa com o Arséne (Wenger), provavelmente a maior que tive com alguém na minha vida. Ele pediu para eu me concentrar no Campeonato do Mundo e deixar essa negociação nas suas mãos. O assunto cabe agora apenas ao Arsenal e a quem mais interessar. Agora eu só quero estar concentrado para o Mundial porque é a coisa mais importante», afirmou Fabregas.

Apesar disso, o médio fez questão de salientar o prazer que tem em actuar pelo clube londrino e quer o seu futuro passe pelo Barcelona, quer pela permanência ao serviço dos gunners, Fabregas não quer estragar a história que construiu no Arsenal.

«Só vou dizer uma coisa. Tenho um grande respeito por Arséne Wenger, pelo Arsenal Football Club e principalmente pelos adeptos do clube. Algumas vezes, nem mesmo na minha própria casa eu me senti mais amado do que eu me sinto aqui no Arsenal», contou o jogador.

SLB 2009/2010

Vou aqui apresentar um resumo da época do Glorioso ;)


Ranking FIFA: Portugal mantém terceiro lugar


O ranking FIFA foi actualizado esta quarta-feira e não traz alterações relativamente à anterior actualização no que diz respeito a Portugal, que mantém o terceiro lugar, a melhor colocação de sempre da selecção das quinas. Acima dos lusos estão apenas Brasil e Espanha.

Nos dez primeiros do ranking FIFA a única alteração relativamente ao mês passado regista-se na subida da França do décimo para o nono lugar, trocando de posição com a Croácia que ocupa, agora, o décimo lugar.

Top ten do ranking FIFA de Maio:

1. Brasil 1.611 pontos
2. Espanha 1.565
3. Portugal 1.249
4. Holanda 1.231
5. Itália 1.184
6. Alemanha 1.082
7. Argentina 1.076
8. Inglaterra 1.068
9. França 1.044
10. Croácia 1.041

Queiroz: «Agora é que começa o estágio da Selecção»


Criticado pelo desempenho da selecção portuguesa no jogo amigável contra Cabo Verde, o seleccionador nacional defende-se com o facto de grande parte dos jogadores terem chegado poucos dias antes dessa partida e, por isso, dispuseram de pouco tempo de preparação em conjunto.

«Todos nós sabemos e aqueles que seguem atentamente os trabalhos da selecção também sabem, que dia 21 e 22 chegaram 17 dos 24 jogadores. Tiveram um encontro com os outros companheiros, foram treinar e agora repousaram para iniciarmos os trabalhos pela primeira vez com 24», sublinhou Queiroz, afirmando assim que «o pré-estágio começou dia 9 e agora começa o estágio da Selecção».

Quanto ao próximo jogo amigável, agendado para terça-feira frente aos Camarões, o seleccionador nacional afirma que a equipa vai fazer o possível para «ganhar e fazer o melhor», fazendo entrar em campo «uma equipa ganhadora, determinada a jogar bem e que esteja a prestigiar sempre a camisola que tem vestida».

Ainda assim, e na linha do que pediu aos jogadores no jogo frente a Cabo Verde, Queiroz sublinhou que a partida diante dos Camarões «não é de qualificação nem sequer determinante» para que se corra o risco de «pôr em causa e condicionar a equipa», frisando assim a possibilidade de fazer «descansar ou intensificar o trabalho com este ou aquele jogador, por razões que se prendem com os jogos do Mundial».

Ricardo Costa, porta-voz do grupo

Depois da boa notícia relativamente a Tiago, que depois da avaliação desta manhã, soube que não tem qualquer lesão grave na sequência da partida frente à selecção de Cabo Verde, Ricardo Costa falou pelo grupo, dizendo que todos estão contentes com a aptidão de Tiago para integrar a comitiva que vai à África do Sul. «O Tiago é um amigo, todos o admiram e é uma peça fundamental aqui na selecção, por isso ficamos contentes por a lesão não ser grave», declarou Ricardo Costa.

O atleta abordou ainda o jogo marcado para a próxima terça-feira contra os Camarões, afirmando que é para «vencer» mas, colocando a hipótese de derrota, Ricardo Costa prefere que ela aconteça nas partidas amigáveis do que nas da África do Sul: «O que se pede aos jogadores é que sejam profissionais. Claro que agora queremos vencer os Camarões, mas a verdade é que prefiro perder aqui e depois ganhar à Costa do Marfim», afirmou.

O mesmo sentimento foi demonstrado por Miguel Veloso à chegada à concentração da selecção depois de ter cumprido um dia de folga. «É com esse intuito que trabalhamos todos os dias. Esta semana já vamos estar todos juntos e vamos trabalhar para fazer um jogo melhor», referiu o jogador do Sporting, que se escusou a comentar o interesse de vários clubes europeus, nomeadamente o Inter de Milão, afirmando estar «concentrado na selecção».

Tiago "OK" para a África do Sul


O jogador foi submetido esta manhã a uma ressonância magnética que não indicou nada de especial o que significa que Tiago pode integrar a selecção nacional. O jogador é reavaliado esta tarde.

«Tiago realizou hoje exame de ressonância magnética da região anterior da coxa esquerda que não revelou lesão muscular. O atleta irá ser avaliado clinicamente no sentido da integração no grupo de trabalho nos próximos dias», lê-se em comunicado no site oficial da Federação Portuguesa de Futebol.

Depois de um dia e meio de folga a selecção tem concentração marcada para as 13h00 e treina às 17h00 na Guarda. Os jogadores reúnem-se já com a boa notícia relativa a Tiago, depois de o atleta ter saído lesionado da partida amigável frente à selecção de Cabo Verde. Os exames realizados hoje indicam assim que não existem motivos de preocupação, apesar de estar agendada nova reavaliação para esta tarde.

Carlos Queiroz garantiu aos jornalistas, em conversa informal, que o jogador faz parte dos seus planos para integrar a equipa na África do Sul.