sexta-feira, 4 de junho de 2010

Benitez abandona Liverpool


«Guardarei para sempre no meu coração os bons momentos que tive aqui, o apoio constante e leal dos adeptos nos momentos mais difíceis e o amor de Liverpool». Estas foram as palavras de Rafa Benitez na despedida do Liverpool, 6 anos depois de ter assumido o comando técnico da equipa inglesa. Na próxima época Milão será a cidade do espanhol, e o Inter, campeão europeu, o seu clube.

O clube da cidade dos Beatles emitiu um comunicado no seu site oficializando a situação.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Espanha vence pela margem mínima


Espanha e Rep. Coreia jogaram mais um jogo de preparação para o Mundial e os campeões europeus levaram a melhor com Jesus Navas a apontar o único golo da partida. O tento da equipa comandada por Del Bosque surgiu já na recta final da partida, com o jogador do Sevilha a apontar um grande golo e a dar a vitória.

Após ter vencido (3-2) com bastante dificuldade no último jogo frente a Arábia Saudita, a Espanha volta assim a sair do jogo com o sorriso da vitória, não obstante a diferença continuar a ser tangencial.

OFICIAL: Villas Boas treinador do FC Porto


Agora é oficial. O FC Porto contratou André Villas Boas para treinador principal do clube para as próximas 2 temporadas. Confirma-se assim a notícia há muito avançada e Villas Boas passa a ser o técnico mais jovem de sempre a assumir o comando técnico do FC Porto. A SAD azul e branca comunicou o facto à CMVM, faltando agora a apresentação do jovem técnico aos associados.

Segundo o site oficial do clube, «O treinador e restante equipa técnica serão apresentados na sexta-feira, às 13h00, na Sala VIP do Estádio do Dragão.»

Comunicado Oficial:

«A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos e para os efeitos do art. 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que chegou a acordo com o André Vilas Boas, para a celebração de um contrato de trabalho, como treinador da sua equipa principal de futebol, para época desportiva 2010/2011 e 2011/2012.»


Na despedida de treinador da Académica, André Villas-Boas deixou uma mensagem no site oficial do clube de Coimbra:

«Num momento de despedida relembram-se as melhores vivências passadas. As minhas estão bem frescas na memória... A chegada repentina, a aceitação imediata e sempre de uma forma positiva por parte de jogadores e funcionários, as alegrias da Taça da Liga, a explosão da manutenção e a confirmação de uma equipa e de um grupo muito forte, entre os melhores da Liga Sagres.

De uma forma ou de outra pautámos-nos pela diferença. Todos, no dia-a-dia, no jogo, de uma forma individual e colectiva... Todos recolhemos frutos e o nosso orgulho fica connosco para sempre.

A todos agradeço estes momentos, a todos devo este passo novo que vou dar na minha carreira. Parto mas fica um pouco de mim aqui com vocês todos: Presidente, dirigentes, funcionários, jogadores e Sócios. Continuem a vencer, agora e sempre!

Sempre vosso,

André Villas Boas»

Brasil vence Zimbabué em ritmo de treino


O Brasil, adversário de Portugal no grupo G do Campeonato do Mundo, venceu o jogo amigável contra o Zimbabué por 3-0, com uma actuação que não chegou a ser convincente, mas foi suficiente para ganhar. A selecção local chegou a assustar mas sofreu dois golos nos últimos minutos do primeiro tempo e acabou por ser dominada pelo Brasil durante o resto do jogo. Michel Bastos, Robinho e Elano marcaram os golos da partida.

Antes do jogo, Robinho pedia respeito e dizia que «no futebol actual, o Brasil pode ganhar ou perder». Apesar disso esquecia o nome do adversário e admitia que nada sabiam sobre a selecção do Zimbabué. Em campo, foi notório que a selecção de Dunga não estava preparada: o Zimbabué surpreendeu, começou melhor, pressionou o Brasil e foi responsável pelas melhores oportunidades do primeiro tempo. Até ao momento em que, cobrando um livre de forma perfeita, Michel Bastos colocou a selecção brasileira na frente. Dois minutos depois, Robinho ampliou a vantagem e o que era até ao momento uma partida equilibrada, acabou por ganhar contornos de goleada.

Na segunda parte o Brasil dominou o jogo por completo e não precisou se esforçar para fazer o terceiro: Elano deixou a sua marca ao finalizar uma boa tabela de Daniel Alves com Júlio Batista na direita. No final, o primeiro amigável brasileiro de preparação para o Campeonato do Mundo terminou com uma vitória tranquila por 3-0.

Schuster adivinha época dura para Mourinho


«O primeiro dia todos aguentávamos, mas veremos dentro de dois ou três meses». Schuster sobre Mourinho, referindo-se à conferência de imprensa de apresentação do novo treinador do Real Madrid. O ex-técnico merengue antevê dificuldades para Mourinho e tece algumas críticas ao português.

O profundo conhecedor da Liga espanhola e especialmente do clube merengue, que treinou nas épocas 2007/08 e 2008/09, declarou que «nos primeiros dias é tudo muito bonito porque qualquer pergunta é feita com um sorriso mas quando começar verdadeiramente, tudo muda». O técnico referiu-se ainda à afirmação de Mourinho, que disse que «o bonito é ganhar no Real»: «No Madrid isso não é tudo. Os adeptos blancos estão habituados a futebol espectáculo e Mourinho só joga futebol para ganhar», criticou Schuster.

Schuster considera que se nota que Mourinho «não tem experiência como jogador» e que é «teórico» e «muito de livro»: «Não viveu como jogador e isso nota-se. Diz as mesmas coisas que qualquer outro treinador, mas com ele sonha-se muito melhor e alguns criticam por dizer coisas assim. Contudo, vai ser a primeira vez que se vai aperceber que está num grande de verdade», concluiu.

Maicon de saída: futuro entre Real e City


O lateral-direito Maicon está de saída do campeão italiano e europeu Inter de Milão. O jogador está na mira do Real Madrid, já que é um dos principais pedidos do novo treinador José Mourinho. Contudo, o Manchester City também tem esperanças na negociação. Segundo o agente de Maicon, Antonio Caliendo, o futuro do brasileiro será decidido nos próximos dias.

«Sobre o Maicon a situação é clara, pois creio que nunca fomos tão transparentes como agora. Na vida tudo se vende e se compra, menos o amor. A partida está a ser jogada nestes dias. No futuro do jogador não está unicamente o Real Madrid, não descartaria o Manchester City. (Roberto) Mancini (técnico do clube inglês) já o treinou e o Maicon está em primeiro lugar na lista do ex-técnico do Inter de Milão», declarou Caliendo ao site italiano calciomercato.it.

O agente do brasileiro confirmou também que o Inter já está perto de anunciar o substituto para Maicon. Trata-se do uruguaio Matías Aguirregaray, de 21 anos, que actualmente defende o Peñarol. Segundo Antonio Caliendo, a Juventus também teria tentado a contratação do jovem lateral, mas o Inter foi mais rápido na negociação e deve anunciá-lo nos próximos dias. O empresário rasga elogios a Aguirregaray, considerando-o uma mistura entre «Maicon e Zanetti».

OFICIAL: Rui Vitória apresentado no Paços


Rui Vitória é o novo treinador do Paços de Ferreira, ocupando a vaga deixada por Ulisses Morais. O novo treinador dos «castores» esteve, nas últimas quatro temporadas, ao serviço do Fátima, sendo responsável pela subida do clube à Liga de Honra em 2006/2007.

Rui Vitória assina contrato válido por uma época e chega à capital do móvel com os adjuntos Arnaldo Teixeira e Nuno Domingos, bem como com Pedro Correia, responsável pelos guarda-redes. «É um privilégio estar neste clube e nesta casa. Estou muito contente, com muita vontade de trabalhar e com muita ambição. Encontrei um clube com uma estrutura muito organizada e coesa», disse Rui Vitória na sua apresentação oficial. Apesar de não falar em objectivos concretos o novo técnico do Paços de Ferreira diz pretender fazer «tudo para ganhar jogos».

O Paços de Ferreira resolve assim uma situação que durava há algumas semanas, depois do anúncio de que Ulisses Morais não iria permanecer na Mata Real. Na lista dos nomes prováveis para assumirem o comando técnico do Paços estiveram Quim Machado do Tirsense e Vítor Pereira, do Santa Clara, que recentemente tem sido apontado à equipa técnica do FC Porto.

Portugal Rui Vitória

Gerrard: a estrela das contratações do Real


Começa a escrever-se o guião de uma obra de teatro épica no Bernabéu. Florentino Pérez já elegeu o protagonista das contratações blancas: Steven Gerrard, o capitão do Liverpool, pode ser o próximo reforço dos merengues, adianta o diário Marca.

O médio, símbolo do Liverpool, soma já na sua carreira 120 golos ao serviço dos reds, desde a época 1998/99, 64 deles na Premier League desde 2003 . Na selecção inglesa Gerrard apontou 6 golos, três em fases de qualificação para um Mundial, dois em Mundiais e um no Euro.

Tendo em conta a crise financeira que o clube inglês atravessa, este pode ser um momento único para que esta contratação se realize, uma vez que o melhor jogador da Europa em 2004/05 afirmou publicamente que não sairia do clube onde sempre jogou.

O interesse dos merengues tem, obviamente, luz verde do novo técnico do Real, José Mourinho: «Gosto de jogadores em final de carreira», afirmou o treinador português.

Cannavaro no Dubai


Fabio Cannavaro vai jogar nas próximas duas épocas nos Emirados Árabes Unidos, ao serviço do Al Ahli, do Dubai. O capitão da selecção italiana já assinou um contrato por dois anos com o clube árabe. O anúncio foi feito pelo próprio Al Ahli e o seu presidente mostrou-se «extremamente satisfeito» com o acordo com Cannavaro, sublinhando que se trata de uma das maiores transferências para o emblema do Dubai.

«Este contrato com o Al Ahli realiza o meu sonho de viver no Dubai e de terminar a minha carreira jogando por um dos seus clubes», afirmou o internacional italiano depois de ter assinado o acordo.

Eleito melhor jogador do mundo em 2006, Cannavaro foi notícia nos últimos dias depois de se ter ficado a saber que não renovava contrato com a Juventus, indo assim ao Mundial da África do Sul «desempregado». Desta feita e perante a assinatura do contrato com o emblema árabe, Cannavaro estará à disposição do Al Ahli depois do Campeonato do Mundo.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Bom ensaio na despedida


Portugal derrotou os Camarões por 3-1 e despede-se da melhor maneira dos seus adeptos antes da partida para a África do Sul. A primeira parte da Selecção Nacional foi bem conseguida, com o meio campo e ataque da equipa a demonstrar um fulgor bem diferente do último particular frente a Cabo Verde. Eto´o foi expulso ainda durante o primeiro tempo, reduzindo os camaroneses a 10 elementos.

As duas Selecções preparam a sua participação no Campeonato do Mundo e vinham de dois empates nos últimos aprontos, com Portugal a ter uma exibição pálida frente a Cabo Verde (0-0) , enquanto os Camarões tinham empatado (1-1) no jogo frente à Eslováquia.

Portugal começou a partida com 3 alterações em relação ao jogo com Cabo Verde, entrando Duda, Raúl Meireles e o Simão para os lugares de Fábio Coentrão, Miguel Veloso e Nani.

Como já foi referido Portugal entrou bem na partida, com Ronaldo a surgir duas vezes com oportunidade de inaugurar o marcador, mas com Kameni a opor-se bem numa das ocasiões. A equipa nacional chegou ao golo por intermédio de Raúl Meireles aos 31 minutos após uma boa combinação pelo lado direito do ataque. O médio português emendou no coração da área com um remate bem colocado sobre a direita de Kameni.

Na sequência do golo Samuel Eto´o vê amarelo por protestos, e na jogada seguinte atinge Duda com alguma violência sendo expulso e reduzindo os Camarões a 10 elementos.

Carlos Queiroz ao intervalo operou algumas alterações na partida, com Danny, Nani e Miguel a entrarem para os lugares de Simão, Liedson e Paulo Ferreira.

A vencer por um golo, Raúl Meireles aumentou a vantagem do Portugal quando o relógio assinalava o minuto 47, com o jogador do FC Porto a ter alguma felicidade quando pretendia centrar a bola para a área.

A vencer por 2-0 e com mais um elemento em campo esperava-se o dilatar da vantagem, mas foi Pierre Webó quem reduziu aos 68 minutos na sequência de um excelente cabeceamento que bateu Eduardo, e quebrou uma imbatibilidade de mais de 7 jogos sem sofrer golos.

À entrada dos últimos 10 minutos Nani selou o resultado final com um bom golo, picando a bola sobre Kameni depois de Cristiano Ronaldo ter isolado o jogador do Manchester United.

Uma nota para a saída por lesão de Pedro Mendes aos 70 minutos, faltando ainda saber o parecer dos médicos da Selecção Nacional. Depois de Tiago, este é o segundo médio português a abandonar jogos de preparação por lesão.

Portugal viajará nos próximos dias para a África do Sul, onde defrontará Moçambique no último dos seus jogos particulares.

Zé Castro cai da lista


Face à alta clínica de Pepe e à boa forma de Ricardo Carvalho, Zé Castro é o escolhido por Carlos Queiroz para deixar o grupo luso que vai à África do Sul. A chamada do jogador do Deportivo da Coruña era, desde o início, uma hipótese, no caso de Ricardo Carvalho ou Pepe não estarem aptos acabando assim por serem confirmadas as suspeitas iniciais quanto à lista do seleccionador nacional.

Carlos Queiroz já transmitiu a Zé Castro que não integra a lista final dos 23 jogadores que vão representar Portugal na África do Sul mas convidou-o a integrar a comitiva como prémio por ter estado em estágio.

As expectativas de Zé Castro de marcar presença pela primeira vez num Mundial caem por terra face à alta clínica de Pepe e à recuperação de forma de Carvalho.

Daúto Faquirá – dois anos no Olhanense


Apesar de ainda não ser oficial a notícia é avançada pela agência Lusa: Daúto Faquirá vai assumir o comando técnico do Olhanense. O treinador ocupa assim a vaga deixada por Jorge Costa, que anunciou no final da época, que ia deixar o clube algarvio.

Depois de um ano e meio afastado, Daúto Faquirá vai assim regressar ao comando de uma equipa e deverá assinar por dois anos com o Olhanense.

Sérgio Conceição adjunto no Standard Liège


Sérgio Conceição foi hoje oficialmente confirmado como novo treinador-adjunto de Dominique D´Onofrio no Standard Liège. O clube publicou uma nota no site oficial dando conta que Sérgio Conceição assistirá D´Onofrio no clube belga.

«O Standard Liège está em condições de confirmar que a sua dupla de treinadores está definida. Dominique D' Onofrio continuará o seu trabalho como treinador principal da nossa primeira equipa. Ele será assistido por Sérgio Conceição», lê-se no site oficial do clube.

Recorde-se que há bem pouco tempo Jorge Conceição deixou o cargo de director-desportivo do PAOK, na Grécia e que, enquanto jogador representou o Standard Liège durante três temporadas, entre 2004 e 2007.

Buffon também critica bola do Mundial


O guarda-redes da selecção italiana, Gianluigi Buffon, também criticou a bola que vai ser utilizada no Mundial. O jogador não acha que tenha qualidade e alerta para a trajectória estranha que faz.

«Dei conta desde o primeiro dia que esta bola não é boa. O Mundial coloca em campo os melhores jogadores do mundo e devia ser utilizado uma bola decente, mas não é o caso», explicou Buffon.

O guarda-redes da Juventus alerta que as alterações na trajectória da bola são radicais e que um pequeno erro pode deitar tudo a perder: «É verdade que depois de algum tempo acabamos por nos acostumar. No entanto, cada toque é uma incógnita e a trajectória é totalmente imprevisível.»

Real: Mourinho quer utilizar Ramos a central




O técnico do Real Madrid analisou o plantel da sua nova equipa e reconheceu que Sérgio Ramos, actualmente desviado para lateral direito, deverá passar a jogar a defesa-central. Quer um lateral esquerdo diferente de Marcelo e não escondeu admiração por David Silva (Valência).

«Gostaria de ter Sérgio Ramos como central. Também gostaria de contar com um lateral com características diferentes de Marcelo», explicou Mourinho, em declarações à Cadena Ser.

Sobre quem é o melhor médio do mundo, técnico português revelou os seus escolhidos: «Depende muito da cultura futebolística de cada país, mas deu exemplos de Lampard, Silva, Xavi e Iniesta.»

O extremo David Silva, do Valência, tem sido um jogador apontado como possível reforço do Real Madrid.

José Mourinho também analisou o futuro do «capitão» Raúl: «A decisão se ele vai continuar ou não está nas minhas mãos e não em Valdano. Gostaria que Raúl continuasse feliz, porque é um jogador que tem jogado ao mais alto nível há muito anos. É um excelente profissional e merece terminar a carreira de um modo feliz.»

Walcott fica fora das escolhas de Capello


O seleccionador da Inglaterra, Fabio Capello, divulgou a derradeira lista de convocados para o Mundial e o extremo Theo Walcott, do Arsenal, acabou por ficar de fora.

Embora tivesse jogado nos dois últimos particulares, frente ao México e Japão, o jovem jogador acabou por não ficar entre os 23.

Darren Bent, Adam Johnson, Scott Parker, Michael Dawson, Leighton Baines e Tom Huddlestone também vão ficar na Inglaterra.

O médio Gareth Barry, que estava em dúvida por causa da lesão no tornozelo, passou no teste decisivo e foi convocado.

Pecnik confirmado nos 23 da Eslovénia Por Redacção O avançado do Nacional Nejc Pecnik está confirmado entre os 23 convocados do seleccionador Matjaz


O avançado do Nacional Nejc Pecnik está confirmado entre os 23 convocados do seleccionador Matjaz Kek para o Mundial.

Kek deixou para trás três jogadores, os médios Sisic e Matic e o defesa Kelhar.

A Eslovénia vai fazer ainda um jogo particular com a Nova Zelândia na sexta-feira, antes da partida para a África do Sul, onde estará integrada no grupo C, com a Inglaterra, a Argélia e os Estados Unidos.

Lista final:

Guarda-redes: Samir Handanovic (Udinese/ITA), Jasmin Handanovic (Mantoue/ITA), Aleksander Seliga (Sparta Roterdão/HOL)

Defesas: Bojan Jokic (Chievo/ITA), Marko Suler (La Gantoise/BEL), Bostjan Cesar (Grenoble/FRA), Branko Ilic (Locomotiv Moscovo/RUS), Matej Mavric Rozic (Coblence/ALE), Elvedin Dzinic (Maribor), Miso Brecko (Cologne/ALE), Suad Filekovic (Maribor)

Médios: Andraz Kirm (Wisla/POL), Andrej Komac (Maccabi Tel Aviv/ISR), Rene Krhin (Inter Milan/ITA), Dalibor Stevanovic (Vitesse Arnhem/HOL), Robert Koren (West Bromwich/ING), Aleksander Radosavljevic (Larissa/GRE), Valter Birsa (Auxerre/FRA)

Avançados: Milivoje Novakovic (Colónia/ALE), Zlatko Dedic (Bochum/ALE), Zlatan Ljubijankic (Gent/BEL), Nejc Pecnik (Nacional/POR), Tim Matavz (FC Groningen/HOL)

Farías pode render um milhão


Pouco a pouco, o destino de Ernesto Farías começa a ficar traçado. O avançado argentino parece vocacionado para regressar ao clube onde iniciou a carreira profissional, em 1998.

«Pela parte que me cabe farei tudo para poder voltar a jogar na equipa onde me projectei, embora isso não dependa exclusivamente de mim», avançou Farías à imprensa argentina. Ao que tudo indica, o jogador já tem um princípio de acordo com o Estudiantes, válido por três temporadas e que começou a ser alinhavado durante o período de férias.

De qualquer forma, pese este significativo avanço, a conclusão da transferência carece sempre do aval do FC Porto, dado que o argentino está ligado contratualmente ao dragão por mais uma temporada. «A minha ideia é regressar à Argentina, mas o FC Porto tem sempre a última palavra e não tenho a certeza que o negócio possa realizar-se», adiantou o goleador.

Os dirigentes do Estudiantes estarão dispostos a desembolsar cerca de um milhão de euros pelo jogador, verba bastante assinalável tendo em conta que Farías já completou 30 anos e tem apenas mais um ano de contrato com o FC Porto.

Huntelaar é sonho possível


Se a ideia Huntelaar, ponta-de-lança do AC Milan, nome revelado por Jorge Jesus na entrevista à RTPN na semana passada, surgiu inicialmente como muito pouco viável, até porque a reacção inicial do director geral dos milaneses, Ariedo Braida foi de espanto, a verdade é que as notícias que nos últimos dias têm chegado de Itália colocam o ponta-de-lança holandês no papel de um sonho possível.

É ponto assente que a SAD apenas irá ao mercado para reforçar o ataque se Óscar Cardozo sair, mas o jornal italiano Corriere dello Sport - secundado por diversos órgãos de comunicação daquele país - garantia esta segunda-feira que Rui Costa e Adriano Galliani, presidente executivo do Milan, se encontraram em Madrid, este domingo, após o desafio entre antigos jogadores do Real Madrid e do Milan, e que Huntelaar terá sido um dos temas da conversa.

Rui Costa mantém boa relação com o dirigente que um dia o levou para o Milan e, a fazer fé na imprensa transalpina, o antigo maestro terá confirmado o interesse em Klaas-Jan Huntelaar, apontando mesmo que os encarnados estariam na disposição de chegar aos 12 milhões de euros pela aquisição do seu passe, um pouco abaixo dos 15 pretendidos pelo Milan.

Em 2004, Huntelaar, então no Heerenveen, marcou um golo na Luz. Voltará a repetir esse gesto?

Lacina Traoré na órbita dos dragões


O FC Porto junta-se ao lote de pretendentes à nova pérola do futebol da Costa do Marfim, Lacina Traoré, e terá já avançado com proposta concreta por este colosso (2,03 metros), que representa actualmente o Cluj, da Roménia.

O interesse dos portistas neste avançado foi anunciado em primeira-mão pelo próprio treinador do Cluj, o italiano Andrea Mandorlini, que ao destacar as principais figuras da sua equipa abriu um parêntesis muito generoso para falar do seu número nove: «Lacina tem potencial imenso e vai brevemente ser um caso sério no futebol mundial. O Cluj não vai conseguir segurá-lo muito tempo, pois Arsenal e FC Porto estão interessados nele.»

O interesse do Arsenal nesta nova pérola do futebol da Costa do Marfim vem do início do ano, uma vez que Arsène Wenger já por diversas vezes se referiu em termos muito elogiosos ao ponta-de-lança, de apenas 19 anos, encontrando nele características muito semelhantes às do togolês Adebayor, que já representou o Arsenal.

O FC Porto surge também agora na corrida a este novo prodígio africano, cujo passe está avaliado em quatro milhões de euros, de acordo com revelação do presidente do clube romeno, Iuliu Mulesan.

Mundial 2014 já tem logótipo


O anúncio oficial está marcado para o dia 8 de Julho mas a FIFA já promoveu o registo da marca que será utilizada no Mundial 2014, no Brasil. O desenho é baseado na taça do mundo, formada por várias mãos.

A marca foi registada no Ohim (Escritório de Marcas e Registo de Design da União Europeia), no dia 29 de Março deste ano.

Yaya Touré perto do futebol inglês


O médio do Barcelona, Yaya Touré, está muito próximo de se despedir do clube. Segundo o representante do jogador, Dimitri Seluk, o destino de Touré será decidido nos próximos dias e deverá ser a Inglaterra. Manchester United e Chelsea estão entre os nomes citados, mas é o Manchester City que parece melhor posicionado para assegurar a contratação do médio.

Para fechar o negócio o Barcelona exige pelo menos 30 milhões de euros. O jogador é visto por Pep Guardiola como importante para a equipa, mas o clube não quer um jogador insatisfeito no grupo. Touré tem vindo a perder espaço para Sérgio Busquets e por isso estará mesmo disposto a deixar o clube.

O Manchester City estaria disposto a pagar o preço pedido pelo Barcelona e oferece a Touré um contrato de cinco anos. O facto de a equipa de Manchester contar também com a presença do seu irmão, Kolo Touré, poderá ser outro factor determinante para a decisão do médio.

IFFHS: Inter ascende à liderança do ranking


Depois de vencer campeonato italiano, Taça de Itália e Liga dos Campeões, o Inter ascende ao primeiro lugar do ranking IFFHS – Federação Internacional de História e Estatística- , ficando em igualdade pontual com o Barcelona.

O antigo clube de José Mourinho ascendeu do terceiro ao primeiro lugar, que era, e ainda é, ocupado pelo Barcelona. No top ten destaca-se ainda a subida do Bayern München, do sexto para o quarto lugar e a entrada nos dez primeiros classificados do Atlético Madrid, depois de vencer a Liga Europa.

No que diz respeito aos clubes portugueses, à excepção do Braga, todos desceram: o Benfica passou do 22.º lugar para o 29.º, o FC Porto do 46.º para o 49.º e o Sporting baixou do 48.º para o 53.º.
O Braga subiu seis posições: do 216.º para o 210.º.

Dez primeiros classificados:

1. (3.) Inter
(1.) Barcelona
3. (2.) Estudiantes
4. (6.) Bayern
5. (7.) AS Roma
6. (4.) Cruzeiro
7. (8.) Chelsea
(7.) (5.) Werder Bremen
(7.) (9.) Fulham
10. (11) Atlético Madrid

Sporting quer Evaldo


Os dois laterais do Braga no início da temporada passada poderão ser os dois laterais do Sporting no início da próxima época. João Pereira mudou-se para Alvalade no mercado de Inverno. Agora é o nome de Evaldo que surge ligado aos leões.

O acordo parece até já ter surgido entre José Eduardo Bettencourt e António Salvador, que se deslocou a Alvalade para discutir pormenores do negócio. De acordo com a imprensa de hoje, falta apenas que os clubes acertem as verbas para que a transferência do lateral-esquerdo seja consumada.

No mercado de Inverno, aquando da transferência de João Pereira para Alvalade, o Sporting já tinha demonstrado interesse em Evaldo mas o clube minhoto conseguiu manter o jogador até ao final da época. Agora, apesar de o processo não estar ainda fechado, as conversações estão avançadas e tudo indica que Evaldo será leão na próxima época.

Quem está também próximo de Alvalade é Hugo Viana, que na época passada representou o Braga emprestado pelo Valência. Viana tem mais um ano de contrato com o clube espanhol mas Unai Emery, técnico do Valência, não conta com o jogador português para a próxima época. Desta forma, a desvinculação do atleta torna-se mais fácil o que significa que Viana pode até chegar a custo zero a Alvalade.

Noticiado o interesse dos leões em Maniche há já várias semanas, a ida do internacional português para Alvalade não está, ainda, totalmente descartada. Contudo, face ao rendimento que Maniche tinha no Colónia, na Alemanha, que rondava os 2,4 milhões de euros por ano, só se o jogador aceitar uma redução grande no ordenado é que as partes chegarão a acordo.

McCarthy não vai ao Mundial


O avançado Benni McCarthy não figura na lista de 23 jogadores da selecção anfitriã do Campeonato do Mundo. O melhor marcador da época 2008/09 pelo Blackburn e em 2004/05 pelo Porto não foi convocado por Carlos Alberto Parreira, o seleccionador da África do Sul.

Nos últimos meses, o ídolo sul-africano e melhor marcador da história da selecção tem lutado por manter a sua forma física, dado que tem sido criticado pelo seu excesso de peso.


Lista de Convocados
Moeneeb Josephs - Guarda Redes - Orlando Pirates
Itumeleng Khune - Guarda Redes - Kaizer Chiefs
Shu-Aib Walters - Guarda Redes - Bloemfontein Celtic
Lucas Thwala - Defesa - Orlando Pirates
Ngongca Anele - Defesa - Genk
Aaron Mokoena - Defesa - Portsmouth
Tshepo Masilela - Defesa - M. Haifa
Bongani Khumalo - Defesa - Supersport United
Siboniso Gaxa - Defesa - Sundowns
Matthew Booth - Defesa - Sundowns
Siyabonga Sangweni - Defesa - Golden Arrows
Siphiwe Tshabalala - Médio - Kaizer Chiefs
Lance Davids - Médio - Ajax Cape Town
Macbeth Sibaya - Médio - Rubin Kazan
Steven Pienaar - Médio - Everton
Surprise Moriri - Médio - Sundowns
Teko Modise - Médio - Orlando Pirates
Reneilwe Letsholonyane - Médio - Kaizer Chiefs
Thanduyise Khuboni - Médio - Golden Arrows
Kagisho Digkacoi - Médio - Fulham
Katlego Mphela - Avançado - Sundowns
Siyabonga Nomvethe - Avançado - Moroka Swallows
Bernard Parker - Avançado - Twente